Modelo de Petição inicial. Restituição de contribuições. Servidor verteu contribuições como facultativo concomitante a servidor público.

Última atualização: 14 de junho de 2021

O resumo da petição é: Ação de restituição de contribuições previdenciárias indevidas proposta por servidor público municipal contra a União. O autor alega ter contribuído como segurado facultativo do RGPS concomitantemente ao RPPS municipal por mais de 10 anos, desconhecendo a vedação legal. Argumenta que a retenção dos valores caracteriza enriquecimento ilícito do Estado. Cita o art. 201, §5º da CF e o art. 12, §1º da Lei 8.213/91 que proíbem essa dupla filiação. Invoca o art. 165, I do CTN sobre restituição de tributo indevido. Alega interesse de agir mesmo sem prévio requerimento administrativo, citando jurisprudência. Pede gratuidade de justiça, citação da ré, produção de provas e procedência para condenar a União a restituir as contribuições indevidas não prescritas. Dá à causa o valor de R$ ${processo_valordacausa}.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

MERITÍSSIMO JUÍZO DA ${informacao_generica}ª VARA FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ${processo_cidade}

 

 

${cliente_nomecompleto}, servidor público, já cadastrado eletronicamente, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, por meio de seus procuradores, propor

AÇÃO DE RESTITUIÇÃO DE CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS INDEVIDAS

em face da UNIÃO – FAZENDA NACIONAL, já cadastrada eletronicamente, pelos fundamentos fáticos e jurídicos expostos a seguir.

 

 

I - DOS FATOS

O Autor é servidor público municipal na cidade de ${processo_cidade} desde ${data_generica}.

Não fazia ideia o Demandante que, por se tratar de servidor público vinculado ao RPPS, não poderia filiar-se ao RGPS na qualidade de segurado facultativo, nos temos do art. 201, § 5º, da Constituição Federal.

Assim, acreditando ser possível obter uma aposentadoria no RPPS do Município e Regime Geral de Previdência Social, continuou a verter, concomitantemente, contribuições previdenciárias na qualidade de segurado facultativo para o INSS.

A condição de servidor público é comprovada pelo vínculo empregatício em aberto com o ${informacao_generica} constante do CNIS do Sr. ${cliente_nome}. Aliás, note-se que o registro ainda contém o indicador PRPPS, que se refere a Regime Próprio de Previdência (CNIS, p. ${informacao_generica}):

[IMAGEM]

Igualmente, as contribuições vertidas na qualidade de segurado facultativo também são comprovadas pelos registros de recolhimentos constantes do CNIS do Autor:

[IMAGEM]

Assim, tendo em vista a impossibilidade de aproveitamento das contribuições vertidas como segurado facultativo concomitantemente a exercício de serviço público, vem a parte Autora postular a restituição das contribuições pagas indevidamente.

II – PRELIMINARMENTE: DO INTERESSE DE AGIR

Essencial invocar a discussão acerca das condições da ação previdenciária. Uma questão processual tipicamente previdenciária diz respeito à necessidade de prévio requerimento administrativo ou indeferimento administrativo da pretensão de obtenção de um benefício da Seguridade Social. O tratamento geral acerca do interesse de agir como condição da ação (arts. 17 e 485, inciso VI, do CPC).[1]

Ocorre que, em casos como o presente, que tratam de repetição do indébito tributário (contribuições previdenciárias indevidamente vertidas), se torna necessário gizar que o prévio requerimento administrativo é dispensado, na medida em que não se trata de nova relação jurídica, isto é, visa-se a proteção de uma vantagem já teoricamente concedida, nos conformes do já decidido pelo Supremo Tribunal Federa em caso bastante semelhante (ARE 1139912/PE[2]

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.