Modelo de Requerimento administrativo - Benefício assistencial ao IDOSO - Risco e vulnerabilidade social - Exclui renda IDOSO no valor de um salário mínimo

Última atualização: 01 de outubro de 2022

O resumo da petição é: A petição solicita a concessão de Benefício Assistencial ao Idoso para ${cliente_nomecompleto}, de ${informacao_generica} anos. Argumenta-se que o requerente vive em situação de vulnerabilidade social, com renda familiar insuficiente para sua subsistência. O grupo familiar é composto pelo requerente e sua esposa idosa. A renda provém apenas da aposentadoria por invalidez da esposa, no valor de um salário mínimo, que não deve ser considerada no cálculo da renda per capita. Alega-se que o requerente satisfaz os critérios etário e de renda previstos na legislação. Cita-se jurisprudência favorável à exclusão de benefícios previdenciários de valor mínimo no cálculo da renda familiar. Argumenta-se que, mesmo com renda superior a 1/4 do salário mínimo, o benefício pode ser concedido devido à situação de miserabilidade. Solicita-se a produção de provas e a concessão do benefício a partir da data do requerimento administrativo.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

AO SR(A). GERENTE EXECUTIVO(A) DA AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL DE ${processo_cidade}

                                                                         

${cliente_nomecompleto}, ${cliente_qualificacao}, vem, por meio de seus procuradores, requerer a concessão de BENEFÍCIO ASSISTENCIAL AO IDOSO, pelos seguintes fundamentos fáticos e jurídicos:

 

I – DOS FATOS

O Requerente, Sr. ${cliente_nome}, nascido em ${data_generica}, contando atualmente com ${informacao_generica} anos, se enquadra no art. 20, § 3º da Lei 8.742/93, eis que vive em uma situação de risco e de vulnerabilidade social.

Cumpre destacar que o grupo familiar do Sr. ${cliente_nome} é formado por duas pessoas, ele e sua esposa, Sra. ${informacao_generica}, também idosa. Destaca-se que a renda total da família é insuficiente para garantir a subsistência do casal. 

II – DO DIREITO

A pretensão do Sr. ${cliente_nome} vem amparada no art. 203, inciso V, da Constituição Federal de 1988, na Lei 8.742/93 e demais normas aplicáveis. Tais normas dispõem que para fazer jus ao Benefício Assistencial, o Requerente deve apresentar deficiência (nos termos da legislação relacionada à matéria) ou ser pessoa com mais de 65 anos de idade, além de comprovar a impossibilidade de ter seu sustento provido pelo seu núcleo familiar.

Neste sentido, cumpre salientar que, quando do requerimento administrativo, o Sr. ${cliente_nome} contava com ${informacao_generica}anos de idade, de modo a satisfazer o critério “etário” previsto no art. 20 da Lei 8.742/93.

De outra banda, se encontra igualmente satisfeito, no caso em apreço, o requisito “renda”. Isto, pois o

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.