Modelo de Recurso Extraordinário - Revisão dos tetos - Emendas Constitucionais nº 20/98 e 41/2003

Última atualização: 22 de março de 2019

O recurso extraordinário é interposto por ${cliente_nomecompleto} contra decisão do TRF-${informacao_generica} que negou a revisão de seu benefício previdenciário. O recorrente alega que a decisão contraria o art. 14 da EC 20/98 e o art. 5º da EC 41/2003, bem como o entendimento firmado pelo STF no RE 564354 (Tema 76 de Repercussão Geral). Argumenta que deve ser aplicado o novo teto constitucional aos benefícios anteriores às ECs, conforme decidido pelo STF. Defende o cabimento do recurso, a existência de repercussão geral e o prequestionamento da matéria. Requer o provimento do recurso para reformar o acórdão e revisar seu benefício, aplicando os novos tetos constitucionais. Pede a manutenção da gratuidade de justiça deferida na origem.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA ${informacao_generica} REGIÃO

 

${cliente_nomecompleto}, já cadastrado eletronicamente nos autos da ação previdenciária de revisão de benefício previdenciário que move em face do INSS, vem, perante Vossa Excelência, por meio de seus procuradores, interpor RECURSO EXTRAORDINÁRIO, com fundamento no artigo 102, inciso III, “a”, da Constituição Federal/88 e artigo 321 do Regimento Interno do STF, requerendo seja o recurso admitido e tenha seu regular seguimento. Deixa de juntar preparo por ser beneficiário de Gratuidade da Justiça (deferido no evento ${informacao_generica} do processo originário), e requer a manutenção da benesse.

 

Nesses Termos;

Pede Deferimento.

 

${processo_cidade}, ${processo_hoje}.

 

${advogado_assinatura}

 

RECURSO EXTRAORDINÁRIO  

PROCESSO               : ${informacao_generica}

Origem                   : TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA ${informacao_generica} REGIÃO

RECORRENTE         : ${cliente_nomecompleto}

RECORRIDO            : INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL – INSS

 

EGRÉGIO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

EMÉRITOS MINISTROS

 

1 – SÍNTESE PROCESSUAL

O Autor, ora Recorrente, ajuizou a presente ação pleiteando a revisão do seu benefício previdenciário, a fim de readequar a RMI do seu benefício aos tetos previstos nas Emendas Constitucionais nº 20/98 e nº 41/2003, recompondo os valores que foram suprimidos de sua renda mensal por aplicação do limitador teto vigente na data da concessão do benefício.

O Magistrado de primeiro grau julgou procedente a ação, revisando o benefício do Autor.

Inconformado com tal decisão, o INSS interpôs recurso de Apelação, ao qual foi dado provimento pela Turma do Tribunal Regional Federal da ${informacao_generica} Região, afastando a revisão do benefício.

Ocorre que a decisão do E. Tribunal é equivocada, eis que contraria o decidido pelo STF no RE 564354/SE, tese adotada com Repercussão Geral.

Diante desta decisão, o Recorrente interpõe o presente recurso extraordinário, prezando o reconhecimento da violação às normas constitucionais a seguir ventiladas e a reafirmação da jurisprudência pacífica deste Supremo Tribunal Federal.

2 – PRELIMINARMENTE

2.1 – DO CABIMENTO

O r. acórdão prolatado pelo Tribunal Regional Federal é de última instância em matéria constitucional, sendo cabível o presente recurso com fulcro no inciso III, alínea “a”, do art. 102, da CF/1988.

Ainda, salienta-se que o presente recurso extraordinário não objetiva a simples revisão de ma

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.