Modelo de Petição inicial - benefício por incapacidade. Acidente de qualquer natureza. Negativas administrativas de auxílio-doença e de auxílio-acidente.

Última atualização: 25 de agosto de 2022

A petição apresenta uma ação previdenciária de restabelecimento de benefício por incapacidade contra o INSS. O autor recebia auxílio-doença, que foi cessado após reavaliação administrativa. Alega que ainda está incapacitado para o trabalho devido a lesões não estabilizadas decorrentes de acidente. Solicita o restabelecimento do auxílio-doença ou, alternativamente, a concessão de auxílio-acidente desde a cessação do auxílio-doença. Argumenta que não pode ficar desamparado por divergências entre peritos do INSS. Pede perícia judicial e observância das normas do CFM. Requer gratuidade da justiça, não realização de audiência de conciliação, produção de provas e julgamento procedente para restabelecer o auxílio-doença, conceder aposentadoria por invalidez ou auxílio-acidente, com pagamento das parcelas devidas.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

MERITÍSSIMO JUÍZO DA VARA FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ${processo_cidade}

 

${cliente_nomecompleto}, já cadastrado eletronicamente, vem, com o devido respeito, perante Vossa Excelência, por meio de seus procuradores, propor

AÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE RESTABELECIMENTO DE BENEFÍCIO POR INCAPACIDADE

 em face do INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS), pelos seguintes fundamentos fáticos e jurídicos que passa a expor:

 

DOS FATOS E FUNDAMENTOS JURÍDICOS

A Parte Autora auferiu o benefício de auxílio-doença previdenciário, concedido administrativamente, conforme comprova a documentação carreada em anexo aos autos.

Todavia, após a reavaliação na esfera administrativa, foi cessado o benefício até então percebido, sob a alegação de inexistência da incapacidade ao trabalho.

Como a origem da incapacidade foi acidente de qualquer natureza, e o Requerente restou com lesões (limitação funcional do quinto dedo da mão esquerda), foi requerida, então, a concessão de auxílio-acidente, já que este é devido “a partir do dia seguinte ao da cessão do auxílio-doença”. Entretanto, inexplicavelmente, este foi indeferido sob o argumento de que ainda não houve a “estabilização da sequela do acidente sofrido em ${data_generica}(vide comunicação de decisão em anexo).

Ora, se não houve a estabilização da sequela até o momento, não autorizando o benefício de auxílio-acidente, o pedido de prorrogação do auxílio-doença realizado em ${data_generica} não poderia ter sido indeferido.

Por tal motivo, se ajuíza a presente demanda.

Dados sobre o processo administrativo:

1. Benefício concedidoAuxílio-doença previdenciário.
2. Número do benefício${informacao_generica}
3. Data do início do benefício${data_generica}
4. Data da cessação${data_generica}
5. Razão da cessaçãoParecer contrário da perícia médica.

Dados sobre a enfermidade (conforme a Lei 14.331/22:

1. Doença/enfermidade
2. Limita&c

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.