Modelo de Petição inicial. Reconhecimento de tempo de contribuição. Averbação e Certidão de Tempo de Contribuição (CTC). Salário-de-contribuição inferior ao mínimo - proporcional a jornada de trabalho

Última atualização: 31 de agosto de 2022

O resumo da petição é: A autora, servidora municipal, solicita reconhecimento de vínculo empregatício e Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) referente ao período de trabalho na empresa entre datas específicas. O INSS negou o pedido administrativamente, alegando não comprovação do vínculo. A petição argumenta que inquérito policial confirmou a existência do vínculo e do trabalho efetivo até determinado ano. Apresenta detalhes sobre reduções sucessivas na jornada e salário da autora, justificando contribuições inferiores ao salário mínimo. Solicita reconhecimento do tempo de contribuição, averbação e expedição de CTC, baseando-se em anotações na CTPS, depoimentos do inquérito policial e legislação previdenciária. Requer gratuidade da justiça, citação do INSS, produção de provas e julgamento procedente para reconhecimento, cômputo e averbação do tempo de contribuição, além da expedição da CTC.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

EXMO(A). SR(A). JUIZ(A). FEDERAL DO JUIZADO ESPECIAL PREVIDENCIÁRIO DE ${processo_cidade}

 

${cliente_nomecompleto}, já cadastrada eletronicamente, vem, com o devido respeito, por meio de seus procuradores, perante Vossa Excelência, propor

 AÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE RECONHECIMENTO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO, AVERBAÇÃO E EXPEDIÇÃO DE CERTIDÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO

 em face do INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS), pelos seguintes fundamentos fáticos e jurídicos que passa a expor:

 

I – DOS FATOS

A Autora é servidora do Município de ${informacao_generica} desde ${data_generica} e pretende obter o reconhecimento do vínculo de emprego com a empresa ${informacao_generica} e Certidão de Tempo de Contribuição do regime Geral de Previdência Social em relação ao período de ${data_generica} a ${data_generica}, em que trabalhou como empregada para a referida empresa, estando vinculada ao Regime Geral de Previdência Social.

Destaca-se que a Demandante foi admitida como empregada da empresa ${informacao_generica} em ${data_generica} para trabalhar como auxiliar de escritório em turno integral. A partir de ${data_generica} passou a trabalhar em meio turno, com redução proporcional em seu salário. Após essa data a Autora teve sua jornada de trabalho reduzida sucessivamente, com a correspondente redução na remuneração mensal, sendo que a partir de ${data_generica} passou a trabalhar exclusivamente aos sábados. E, a partir do ano de ${data_generica} a Autora deixou de cumprir jornada de trabalho, porém o contrato em sua CTPS permanece em aberto até a presente data, sendo que o empregador ainda efetua os recolhimento das contribuições previdenciárias em nome da Demandante.

No ano ${data_generica} a parte Autora apresentou pedido de aposentadoria junto ao INSS por entender que preenchia todos os requisitos para aposentadoria por tempo de contribuição. Entretanto, o pedido de aposentadoria foi negado e os autos do processo administrativo foram encaminhados para o Ministério Público para fins de apuração de existência de fraude. Realizado inquérito policial, foi constatado que o vínculo com a empresa ${informacao_generica} realmente existiu e que a Autora efetivamente trabalhou até o ano de ${data_generica}.

Considerando a comprovação, através de Inquérito Policial, da prestação de serviço entre ${data_generica} e o ano de ${data_generica} e a necessidade de averbar período do Regime Geral de Previdência Social para concessão de aposentadoria no Município de São Pedro do Sul, a Demandante protocolou pedido de CTC referente ao período de ${data_generica} a ${data_generica}.

Porém, o INSS indeferiu o pedido de CTC sob o fundamento de que não restou comprovado o vínculo empregatício com a empresa ${informacao_generica}.

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.