Modelo de Contrarrazões à apelação. Aposentadoria por Tempo de Contribuição. Vigilante. Impugnação ao valor da causa.

Última atualização: 13 de agosto de 2024

Modelo de contrarrazões à apelação em processo de concessão de aposentadoria por tempo de contribuição com conversão de tempo especial em comum para profissional vigilante. O INSS, ao recorrer, preliminarmente, impugnou o valor da causa, alegando valor excessivo atribuído aos danos morais, como medido de deslocar a competência para o Procedimento Comum. No mérito, sustentou que não é possível o reconhecimento da atividade de vigilante como especial pela periculosidade por ausência de previsão legal após 05/03/1997, bem como pela ausência da respectiva fonte de custeio e pela ausência do trânsito em julgado do Tema 1.031 do STJ. Postulou, inclusive, a suspensão do processo até o trânsito em julgado. Em contrarrazões, sustenta-se que o valor da causa abrange o dano moral e que este não pode ser pormenorizado, pois está clara a lesão causada pelo INSS em deixar a Parte Autora desprovida de sua renda previdenciária. Ademais, menciona o entendimento consolidado no TRF4 e na legislação (artigos 292 e 319 do CPC). Quanto ao mérito, argumenta-se que mesmo sem a previsão legal após 05/03/1997 é possível o reconhecimento da atividade de vigilante, tendo como base a Constituição Federal, o artigo 57 da Lei 8.213/91, a Súmula 198 do extinto TFR e Tema 1.031 do STJ. Além disso, quanto ao pedido de suspensão, pediu o não acolhimento, já que tal decisão, por ser em sede de representativo de controvérsia, aplica-se de imediato. Assim, ao final, requereu fosse improvido o recurso do INSS.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

MERITÍSSIMO JUÍZO DA ${informacao_generica}ª VARA FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ${processo_cidade}  

 

${cliente_nomecompleto}, já cadastrado eletronicamente, vem, respeitosamente perante Vossa Excelência, por meio dos seus procuradores, apresentar

CONTRARRAZÕES

à apelação interposta pelo INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS) – evento ${informacao_generica}, pelos fundamentos fáticos e jurídicos expostos a seguir.

 

 

REQUER, outrossim, o recebimento das contrarrazões anexas, em observância ao disposto no art. 218, § 4º, do Código de Processo Civil, e a remessa ao Egrégio Tribunal Regional Federal da ${informacao_generica}ª Região, a fim de que seja negado provimento ao recurso.

 

 

Nesses termos,

Pede deferimento.

 

${processo_cidade}, ${processo_hoje}.

 

${advogado_assinatura}  

CONTRARRAZÕES À APELAÇÃO

PROCESSO               : ${processo_numero_1o_grau}  

APELADO                  : ${cliente_nomecompleto}  

APELANTE               : INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS)

ORIGEM                   : ${informacao_generica}  

 

                       Colenda Turma;

                                     Eméritos Julgadores.

I – SÍNTESE DO PROCESSO

A Parte Autora ingressou com a presente ação visando a concessão de aposentadoria por tempo de contribuição, NB ${informacao_generica}, desde a DER, em ${data_generica}, postulando o reconhecimento especial dos períodos de ${data_generica}, em que laborou como vigilante, estando estando exposta a agentes perigosos à sua integridade física.

Em sentença, o Magistrado julgou a ação parcialmente procedente (evento ${informacao_generica}), com o reconhecimento da atividade especial exercida nos períodos de ${data_generica}, convertendo-os em tempo de serviço comum pelo fator 1,4.

Ainda, averbou e computou como tempo se serviço especial o período de auxílio-doença (NB ${informacao_generica}) auferido de ${data_generica}.

Diante disso, restou reconhecido o direito à aposentadoria por tempo de contribuição desde a DER (${data_generica}).

Não obstante, o Réu interpôs recurso de apelação, o qual não merece prosperar.

Sendo assim, passa-se à análise dos motivos pelos quais deve ser negado provimento ao recurso.

II – DAS RAZÕES RECURSAIS

Na apelação interposta, o INSS, preliminarmente, insurge contra o valor da causa, alegando valor excessivo atribuído aos danos morais. Quanto ao mérito, em suma, sustenta a impossibilidade de reconhecimento da especialidade do período laborado como vigilante após ${data_generica}, por ausência de previsão legal, bem como postula a suspensão do processo até julgamento definitivo do Tema 1.031 do STJ.

 Estes e os demais argumentos suscitados se quedam totalmente desamparados. É o que passa a expor.

II.a) Da preliminar do valor do dano moral

Alega o Réu que o valor pleiteado a título de danos morais atribuído à causa tem a intenção

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.