Modelo de Agravo de instrumento. Benefício por incapacidade. Gratuidade da Justiça.

Última atualização: 06 de agosto de 2024

Modelo de agravo de instrumento em processo de concessão de benefício por incapacidade temporária para concessão de gratuidade da justiça. O Magistrado indeferiu a gratuidade da justiça em razão da renda bruta ser superior ao teto da previdência, desconsiderando a declaração de hipossuficiência anexada, a presunção de hipossuficiência, a renda líquida após os descontos obrigatórios e a situação de incapacidade que coloca a parte agravante no limbo previdenciário. Assim, fundamenta-se que deve ser reformada a decisão, eis que preenchidos os requisitos do IRDR 25 do TRF4, bem como os demais entendimentos jurisprudenciais e legais (artigo 99 do CPC). Explica-se que o entendimento atual do TRF4 é de que é presumida a hipossuficiência do segurado quando a renda for inferior ao Teto da Previdência, podendo ser afastada apenas com elementos de prova em sentido contrário. Ainda, a renda a ser observada é a renda líquida (com os descontos obrigatórios, como imposto de renda e contribuição previdenciária). No caso, a Parte Agravante, além de ter renda líquida inferior ao teto da previdência, está afastada do trabalho em razão da sua doença, sendo que o INSS não lhe concede o benefício e a empresa não o aceita de volta, estando no limbo previdenciário e, consequentmenete, sem renda. Assim, é caso de reforma da decisão para concessão do beneplácito da gratuidade da justiça.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

MERITISSIMO(A) senhor JUIZ(A)/desembargador FEDERAL PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA ${informacao_generica} REGIÃO

Processo nº: ${processo_numero_1o_grau}  

Objeto do recurso: Concessão da Gratuidade da Justiça

 

${cliente_nomecompleto}, já devidamente qualificado nos autos da ação previdenciária de concessão de benefício por incapacidade temporária movida em face do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), também qualificado, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, através de seus procuradores, interpor

AGRAVO DE INSTRUMENTO

com fulcro no artigo 1.015, V, do Código de Processo Civil, contra a decisão interlocutória proferida pelo Exmo. Magistrado da Vara Judicial da Comarca de ${informacao_generica}, que negou a concessão da integralidade da gratuidade da justiça ao Agravante. Nessa conformidade, REQUER o recebimento e processamento do presente recurso para que, ao final, seja dado provimento ao presente agravo.

 

 

EGREGIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA ${informacao_generica} REGIÃO

 

AGRAVANTE             : ${cliente_nomecompleto}  

AGRAVADO               : INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS)

JUÍZO DE ORIGEM    : ${informacao_generica}  

 

 

                              EGRÉGIO TRIBUNAL

                                                DOUTOS JULGADORES

 

1 – DO CABIMENTO DO AGRAVO

1.1 DA NECESSIDADE DO RECEBIMENTO DO AGRAVO NA FORMA INSTRUMENTAL

O presente agravo de instrumento combate decisão interlocutória proferida pelo MM. Juiz da Vara Federal de ${processo_cidade}, que indeferiu pedido de concessão da gratuidade da justiça, sob o entendimento de que a renda informada no CNIS e nos contracheques supera o Teto da Previdência, não podendo ser descontados quaisquer gastos para fins de enquadramento para concessão do beneplácito. Vale conferir o seguinte trecho da decisão:

(Citar trecho pertinente)

Assim, considerando a natureza da decisão proferida, é cabível a interposição de Agravo de Instrumento, de acordo com a hipótese prevista no artigo 1.015, inciso V, do CPC/2015, in verbis:

Art. 1.015.  Cabe agravo de instrumento contra as decisões interlocutórias que versarem sobre:

V - rejeição do pedido de gratuidade da justiça ou acolhimento do pedido de sua revogação;

Sendo assim, considerando a decisão proferida no evento ${informacao_generica}, plenamente cabível a interposição do presente agravo de instrumento.

1.2 – DECISÃO AGRAVADA

De acordo com o artigo 266, §1º, do Regimento Interno do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (resolução 112/2010), “A parte agravante juntará apenas as razões de agravo, devendo indicar precisamente a decisão agravada, preferentemente por referência ao evento que a gerou, ficando dispensada a juntada de quaisquer peças

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.